DANCAR COM A DIFERENÇA:
Quarta, 13 Maio, 13h - Dolce Vita Douro, Vila Real

DANÇAR COM A DIFERENÇA

quarta, dia 13 de Maio, a partir das 14h
Dolce Vita Douro, Vila Real

Utilizando a dança, e o ensino da dança tradicionais a todos os que nestes workshops queiram participar, gostaríamos de demonstrar que é possível a concepção de espaços comuns a todas as deficiências e não deficiências, com semelhante compreensão e participação activa, pretende-se mostrar como se podem ultrapassar pequenas limitações impostas pela própria sociedade e não pela deficiência em si.

Com as monitoras: Isabelle Guerbigny e Patricia Vieira
Baile final com musica ao vivo com: Celina da Piedade

Convidamos a todos para participarem neste evento. A todos os arrojados, será entregue um certificado de participação. Contamos com a vossa presença!

Programa:
14h00 - danças tradicionais (Adaptada à Pessoa Surda)
Mais do que a presença de um tradutor de língua gestual que irá traduzir toda a aula para as pessoas surdas que estiverem presentes, este workshop permitirá, a quem quiser passar pela experiência, a utilização de "handicaps auditivos temporários" que serão distribuídos no início do Workshop.

15h30 - danças tradicionais (Adaptada à Pessoa Cega)
Vão ser distribuídas vendas a todos os que queiram participar no workshop de olhos vendados. As adaptações do ensino da dança passam por indicações e orientações orais ao invés dos habituais métodos demonstrativos. A experimentar, a imitação de gestos e passos descritos, e a dançar danças que nos são tão conhecidas e podem ser tão diferentes de olhos fechados.

17h00 - danças tradicionais (Adaptada à Pessoa em Cadeira de Rodas)
A deficiência motora é normalmente representada pelo elemento simbólico da cadeira de rodas, e é através da utilização das danças de pares e de grupos, e do jogo em torno da utilização deste elemento tão representativo destas deficiências que irá ser desenvolvido este workshop.

19h00 - danças tradicionais para todos. pequeno baile final..
Mais do que um workshop final, é a possibilidade de dançar e criar um pequeno espaço bailante onde se poderá dançar mais livremente as danças que foram ensinadas durante a tarde nos workshops. Para alem disso vão se ouvir também danças bastante familiares e comuns nos repertórios dos bailes das danças tradicionais: valsas, chapeloises, viras, malhão, círculos, entre outras.. (todos os workshops terão um apoio com um Intérprete de Língua Gestual Portuguesa)

Organização do
Núcleo de Alunos de Eng.ª de Reabilitação e Acessibilidade Humanas (NAERA) da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
com o apoio da Tradballs e do Dolce Vita Douro


 
 
 

Enviar um comentário