ASSOCIAÇÃO TRADBALLS

a história

tradballs nasceu de uma forma informal em 2005, pela motivação de alguém com grande interesse pela música e dança tradicional, e mais ainda com a vontade e o gosto de poder proporcionar a outros novos conhecimentos, contactos, experiências, partilhas.......

Surge do nada com a realização de um baile, no Teatro Ibérico (Lisboa), em 19 Fevereiro 2005, foi uma "brincadeira inocente" da qual não teve solução senão em prosseguir o seu caminho na divulgação do folk tradicional.

O formato de baile BALL-TRAD predomina nas actividades desenvolvidas. Muitas vezes para além do baile é feito também um workshop de danças tradicionais ou pequenas animações como forma de ensinar as danças e ajudar a reconhecerem a música, com o objectivo de cativar as pessoas para uma participação activa nos bailes e levar até os mais irredutíveis pés esquerdos a dar um pezinho de dança.

Nas TradJam "Noi-TRAD'as Do CARMO" no Largo do Carmo, em Lisboa, que se tornaram num ponto de encontro entre dançarinos, os músicos e o público em geral, tudo pode acontecer.....

Aos poucos foram sendo organizados mais e mais bailes com bandas nacionais e estrangeiras que culminaram na organização do FEST-i-BALL que já vai na sua 4ª edição. Este festival realiza-se duas vezes por ano no inicio da Primavera e em meados de Outuno, nomeadamente no último fim-de-semana dos meses de Março e Outubro.....

Outras actividades são as TRADTOUR's, uma nova forma de "levar e trazer danças". Proporciona o encontro entre os amantes das danças tradicionais de todo o país e as populações locais, valorizando e despertando o interesse pelo seu próprio repertório etnográfico. Estas tours ajudam, também, à divulgação de grupos por vários pontos do país, como Aveiro, Coimbra, Leiria, Porto, Santiago do Cacém, e também realização e colaboração de realização de bailes em Évora, Serpa, Lourinhã, Santo André, Faro, Guimarães, Figueira da Foz, Ançã, Vimioso, entre outros locais.

Uma vez que um dos objectivos do tradballs é promover as danças e a música tradicional, o grupo também se tem dedicado à organização de Aulas & Workshops e sobretudo a criação de workshops temáticos BALL-DADO's, que já se estendeu para lá das fronteiras de Lisboa, mais nomeadamente no Porto, Leiria e Aveiro.

tradballs tem tido a sua colaboração com várias entidades, associações e festivais entre os quais, Andanças (S. Pedro do Sul), Sons & Ruralidades (Vimioso), Iberfolk (Sortelha), Bailes Marafados (Faro), Baal 17 (Serpa), Tranças (Estarreja), Noites dos Museus (Lisboa), e no estrangeiro, nos festivais Damada & Gennetines (França), Boombal (Bélgica).

Desde o início deste projecto, já se formaram bandas, já cresceram algumas e foram divulgadas outras e as actividades desenvolvidas têm tido um público que ronda as centenas de pessoas de diferentes gerações e culturas.

por isso se sublinha:
"a tradição, já não é o que era!?..."


 
 
 

Enviar um comentário