PALHETA BENDITA 2008


Oficinas de serrote musical, construção de instrumentos

e cabeçudos em Santo Tirso


A Associação Cultural Tirsense e os Gaiteiros da Ponte Velha organizam, nos próximos dias 1 e 2 de Março, a terceira edição do Palheta Bendita. Este ano o evento direcciona-se para a construção de instrumentos musicais, cabeçudos e também para o serrote musical instrumento da tradição circense, do qual encontramos em Portugal vários intérpretes em famílias de saltimbancos. Dando sequência à origem do evento no programa também constará uma oficina de afinação de gaita-de-fole com o intuito de obter respostas às exigências do aperfeiçoamento da sua execução.

Realizar-se-ão as seguintes oficinas: construção de aerofones com Carlos Guerreiro dos Gaiteiros de Lisboa, construção de pandeiros com Paulo Meirinhos dos Galandum Galundaina, serrote musical com Toni das Gaitas, manutenção de percussões com Nuno Encarnação e Paulo Capela, uma oficina infantil de construção de cabeçudos com Eduarda Silva e afinação de gaita-de-fole com Miguel Costa.

No Sábado, dia 1 de Março à noite, decorrerá um jantar convívio entre todos os participantes e posteriormente haverá um serão com jam-session aberto a todos os que se queiram associar à festa.

info:

 
 
 

Enviar um comentário