NOITE nos MUSEUS - sábado, 19 Maio - Museu Nacional de Etnologia


Museu Nacional de Etnologia

A Noite dos Museus 19 de MAIO de 2007 ENTRADA LIVRE

13h Pic-nic no Jardim de Belém

15h30 Arruada com Gaiteiros até ao Museu Nacional de Etnologia

16h30 às 19h Oficina de Danças Tradicionais

17h Visita Guiada às Galerias da Vida Rural

17h Visita Guiada às Galerias da Amazónia

18h às 21h30 Projecção de Filmes do IWF

21h30 Baile Trad

23h Visita Guiada às Galerias da Vida Rural

23h Visita Guiada às Galerias da Amazónia

24h Ceia (gratuita)

03h Chocolate Quente de Honra (gratuita)

04h Apagam-se as Luzes

Venda de produtos do Comércio Justo a partir das 15h

PIC-NIC NOS JARDINS DE BELÉM 13h

O dia começa no Jardim de Belém (frente ao restaurante Mcdonald.s) com um Pic-nic Primaveril aberto ao público em geral, durante o qual haverá muita música e animação. Todos estão convidados a participar e a trazer a sua manta, a merenda e. muitos amigos. Venha partilhar connosco os seus dotes culinários e boa disposição.

Monitorizada por Tradballs (www.tradballs.blogspot.com) Jardins de Belém Duração: 2h30

ARRUADA COM GAITEIROS ATÉ

AO MUSEU NACIONAL DE ETNOLOGIA 15h30

Após o repasto é tempo de exercitar um «bocadinho» as pernas, e caminhar connosco até ao Museu Nacional de Etnologia ao som da arruada dos gaiteiros.

Monitorizada por Tradballs (www.tradballs.blogspot.com) Jardins de Belém até Museu Nacional de Etnologia Duração: 1h

OFICINA DE DANÇAS TRADICIONAIS 16h30 às 19h

Chegados ao Museu, o público é convidado a viajar pelo universo da música e dança tradicionais europeias. Esta oficina serve de ensaio ao baile previsto para o início da noite e proporciona um momento de convívio entre os participantes, podendo-se aprender danças de pares, como são o caso da Valsa, Mazurka, Scottisch, Polska e Bourrée, e de grupo, tais como o Andró, Circulo Circassiano, Reel, Chapelloise, Regadinho, erva-cidreira, valsa familiar. Estas danças tradicionais popularizaram-se sobretudo no século XIX, algumas muito conhecidas em várias geografias, fazendo hoje parte do folk tradicional de muitas regiões.

Monitorizada por Alexandre Matias (kechite@gmail.com) Hall Duração: 2h30

VISITA GUIADA ÀS GALERIAS DA VIDA RURAL 17h e 23h

Este sector de reserva que alberga cerca de 3600 objectos, é um espaço dedicado às colecções ilustrativas dos temas da agricultura, pastoreio, tecnologias tradicionais e equipamento doméstico na sociedade rural em Portugal.

VISITA GUIADA ÀS GALERIAS DA AMAZÓNIA 17h e 23h

Espaço de reserva que permite trazer a público a totalidade das colecções do Museu Nacional de Etnologia procedentes das sociedades ameríndias, em especial da floresta Amazónica, destacando-se a constituída por Victor Bandeira em meados dos anos 60 e a de Aristóteles Barcelos Neto, organizada junto dos índios Wauja do Xingu nos anos 1999 e 2000.

PROJECÇÃO DE FILMES DO IWF 18h às 21h30

Apresentação de um conjunto de filmes do Institut für den Wissenschaftlichen Film . Göttingen (IWF), referência importante do documentarismo etnográfico mundial. Esta selecção tem por objectivo mostrar um pouco do trabalho realizado por este instituto nas várias regiões do planeta, com especial destaque no que resultou da colaboração com a equipa do Centro de Estudos de Etnologia, na década de 1970, para a produção de 14 filmes sobre o contexto etnográfico português, dos quais foram escolhidos 6 filmes para esta exibição.

Auditório Duração: 3h30

BAILE TRAD 21h30 às 04h

A noite será preenchida com muita animação ao som dos grupos de música de dança de raiz

tradicional Fol&ar e Mosca Tosca. Eles tocam, ensinam as coreografias e nós. bailamos.

Fol&ar

Os fol&ar criam bailes de danças tradicionais europeias que conseguem ser simultaneamente íntimos, pelos instrumentos utilizados e dinâmicos, pelas danças que abordam. O casamento da concertina, embaixatriz maior de muita da cultura popular do continente, com um contrabaixo ritmado e um violino lânguido, arrasta os corpos para um baile onde o tempo perde o sentido. Nas suas actuações os fol&ar incluem um repertório diversificado de músicas tradicionais europeias oriundas de Espanha, França, Reino Unido, Israel e, naturalmente, Portugal. Tornando cada espectáculo numa viagem pelas tradições europeias, pontuado por um vasto leque de músicas originais da mesma inspiração, os fol&ar lançam sobre o público um constante apelo à dança.

Os fol&ar são: Hugo Lopes (Concertina, Banjo Turco, Melódica e Tubos Harmónicos), João Salvado (Concertina, Gaita Galega e Darbuka), Maria Côrte (Violino, Gaita Galega e Harpa) e Miguel Gelpi (Contrabaixo).

Monitorizada por Fol&ar (www.folear.com) Hall Duração: 3h

Mosca Tosca

Vinda de uma época esquecida, mas ainda viva, esta recente formação de jovens músicos oferece ao público um espectáculo de ritmos europeus dignos de uma lenda épica. Os participantes poderão dançar valsas lentas e inebriantes ou agitadas coreografias de tirar o fôlego. Os quatro músicos acompanharão o público nesta aventura onde uma concertina, tocada por Luísa Côrte, se deixa embalar por uma guitarra, dedilhada por Mário Dias, que se permite acompanhar pelas flautas e gaitas-de-foles do Vítor Cordeiro. A estabelecer o ritmo das percussões e a ensinar as coreografias perdidas no tempo, estará o Matias, disposto a animar quem aceitar este desafio. As danças e músicas levam o nosso imaginário a vários países desde Portugal, França, Irlanda, Suécia, Alemanha, Bulgária, Estónia, entre outros, em que todas as culturas são trazidas à memória de muitos.

Os Mosca Tosca são: Vitor Cordeiro (Flautas, Gaitas-de-Foles), Mário Dias (Viola), Luísa Côrte (Concertina, Flautas) e Matias (Cajon, Percussão).

Monitorizada por Mosca Tosca (www.tradmoscatosca.blogspot.com) Hall Duração: 3h

CEIA 24h

Gastas as energias, o Museu proporciona a todos uma ceia a fim de retemperar o corpo e o espírito, estendendo o convívio e o entusiasmo da noite.

Hall

CHOCOLATE QUENTE DE HONRA 03h

A madrugada será aquecida com um aconchegante chocolate quente em honra de todos os

persistentes do baile.

Hall

APAGAM-SE AS LUZES 04h

OUTRAS INFORMAÇÕES

Museu Nacional de Etnologia Av.ª Ilha da Madeira, 1400-203 Lisboa

Marcação prévia: até 16 de Maio

Contactos: Serviço Educativo Tel. 21 304 11 60/9 Fax 21 301 39 94

E-mail mnetnologia@ipmuseus.pt mnetno.ssilva@ipmuseus.pt

Autocarros, 28, 714 e 732 Camionetas, 113 e 144 Comboio, Estação Belém, Linha Cascais/Cais do Sodré

Comboio Turístico, partida de Belém, junto ao Mosteiro dos Jerónimos

 
 
 

Enviar um comentário